ACESSIBILIDADE
  • A-
  • A
  • A+
VRSTI: 
Noticia
Workshop reúne catadores dos 55 municípios da Amop em STI
19 de Fevereiro de 2020

A Acaresti é modelo, reconhecido mundialmente, pela excelência em gestão de resíduos sólidos. “Nada melhor do que fazer essa troca com os melhores”, disse Solange Hora, educadora ambiental e técnica da (Acasto)

Responsabilidade compartilhada e troca de experiências. Esse é o foco do Workshop de Gestão Eficaz de Centrais de Triagem, que está sendo realizado entre esta terça e quarta-feira, dias 18 e 19, em Santa Terezinha de Itaipu, reunindo catadores e lideranças dos 55 municípios da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop).

As ações estão sendo conduzidas pelo facilitador, Geraldo Virginio, economista, especializado em monitoramento e avaliação de indicadores aplicados a gestão, que destacou a participação ativa dos catadores. “Todos estão preocupados com a gestão de resíduos sólidos de suas cidades. Prova disso, foi 100% da participação desses agentes ambientais”. Virginio acrescentou ainda, que juntos, os catadores puderam vivenciar o monitoramento e avaliação dos indicadores de coleta seletiva e apontar os resultados.

“Eu acredito que todos ficaram sensibilizados com a importância e a relevância que o seu trabalho tem para elevar indicadores dos municípios ao qual pertencem. Santa Terezinha de Itaipu foi e é, um exemplo para os demais, por conta dos excelentes indicadores de limpeza urbana, fruto do trabalho realizado pelos catadores. Estão todos de parabéns”. O encontro está sendo promovido pela Itaipu Binacional e conta com o apoio da Prefeitura de Santa Terezinha de Itaipu.

A técnica em coleta seletiva da Associação de Diamante do Oeste, Rayane Zini, frisou a importância da troca do encontro. “Foi uma experiência com excelência. Abordamos os diferentes trabalhos que fazem parte da coleta seletiva, sendo uma oportunidade incrível, pois os trabalhos contribuem para qualidade de vida da população”, disse ao acrescentar que a Acaresti chamou atenção pela estrutura e promoção do desenvolvimento sustentável.

Solange Hora, é educadora ambiental e técnica de referência da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Santa Tereza do Oeste (Acasto). Para ela, conhecimento nunca é demais. “Ficamos felizes por poder estar em Santa Terezinha e compartilhar as ideias que deram certo e que podem nos ajudar a resolver questões da gestão de resíduos sólidos existentes em nosso município”.

Em resumo - Para a funcionária da Itaipu Binacional, Leilane Soares, “a Acaresti é uma unidade referência, por isso, os municípios têm o interesse em vir conhecer o local, para que possam levar as boas práticas e aplicar no seu cotidiano”, ressaltou.

O presidente da Acaresti, Antônio Cândido de Moraes, destacou a alegria em receber os visitantes. “O pessoal pode conhecer nossa forma de trabalho para aplicar nos seus municípios. Ficamos muito felizes com a troca de conhecimento”, finalizou.

Texto e foto: DC STI