ACESSIBILIDADE
  • A-
  • A
  • A+
VRSTI: 
Noticia
Coronavírus: Prefeitura de STI impõe novas medidas de prevenção
20 de Março de 2020

Criação do Centro de Triagem do Covid-19 é uma novidade que passsa a ser colocado em prática a partir deste sábado, 21

Passou de estado de alerta para sitação de emergência no município de Santa Terezinha de Itaipu, pelo período de 45 dias, a situação decorrente do quadro evolutivo do coronavírus (Covid -19). O decreto nº 86/2020, de 19 de março está em vigor.

Porém, a criação do Centro de Triagem do Covid-19, que irá funcionar diariamente por 24 horas, no prédio do centro de especialidades, a partir deste sábado, 21, é a novidade em atendimento exclusivo de pessoas com sintomas do coronavírus. As medidas adotadas durante toda a semana pelo prefeito Cláudio Eberhard, tem viabilizado ações que garantam o resguardo da saúde pública. “O momento pede ação; e nós demos um passo a mais e criamos o Centro de Triagem do Covid-19, que irá concentrar em um único espaço todos os casos suspeitos da doença. O objtivo é tirar o foco de atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e dar um fluxo seguro para todos os procedimentos”, disse o prefeito. 

Vale ressaltar que, no município, até o momento, não existe nenhum caso confirmado de coronavírus. “As medidas são de carácter preventivo, visando proteger a população”, explicou o chefe  do poder executivo.

Veja o que funciona:

- farmácias;

- mercados, mercearias, padarias, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros e quintandas;

- clínicas e laboratórios;

- distribuidora de água e gás;

- cartórios e correios;

- lotérica;

- venda de alimentação de animais;

- postos de combustíveis;

- agências bancárias;

- pedidos de delivery.

Veja o que não funciona:

- comércio em geral (lojas, restaurantes, lanchonetes, distribuidora de bebidas, bares, tabacarias);

- clubes;

- pesque-pague, parques temáticos, piscinas e afins;

- salões de beleza, clínicas de estética e afins;

- centro de formação de condutores;

- escola de idiomas;

- academia e afins.

Outras medidas adotadas:

- as secretarias municipais deverão, dentro da possibilidade técnica e operacional, conceder trabalho remoto aos servidores acima  de 60 anos, sem prejuízo administrativo;

- os secretários municipais poderão dispensar servidores, estágiarios e jovens  aprendizes, sem prejuízo a remuneração;

- fica prorrogado até 30 de abril, a validade dos alvarás sanitários e de funcionamento emitidos ao estabecimentos.

 aulas nos Centros Municipais de Educação Infantil, rede municipal e particular de ensino, incluindo o transporte escolar dos alunos ficam suspensas; bem como realização de eventos, shows e demais atividades públicas que impliquem na aglomeração de mais de 20 pessoas;

- ficam suspensas atividades da Escola do Trabalho, departamento de Cultura, academais, bosque municipal, parques temáticos, casas de shows, escola de curso de idiomas e visitas ao cemitério municipal, além dos processos administrativos disciplinares e sindicâncias.

Multa – O descumprimento das medidas resultará em multa de até R$ 3.862, além da cassação do alvará de funciomanendo do estabelecimento e incursão nos crimes previstos no artigo 268 (infração  de medida sanitária e artigo 330 (desobediência) do código penal.

A denúncia de descumprimento das medidas poderão ser realizadas por meio dos telefones: 3541-1184, ramal 206 e 99903-1378, da Defesa Civil.

Texto e foto: DC STI