ACESSIBILIDADE
VRSTI: 
Noticia
Isolamento social pode ser aliado na prevenção da dengue
13 de Maio de 2020

Com a pandemia de coronavírus, medidas de restrição e isolamento social estão sendo adotadas em todo o mundo. Em Santa Terezinha de Itaipu não é diferente. Contudo, além da preocupação com a Covid-19, a população deve ficar atenta a uma outra ameaça: a dengue.

Semanalmente, os números da doença são atualizados em boletins divulgados pela Secretaria de Saúde, com o propósito de orientar e alertar todos sobre os cuidados redobrados contra o mosquito. 

“Cada municípe é responsável pelo entorno e precisa, semanalmente, fazer vistorias no imóvel para evitar focos do mosquito. O mosquito da dengue é extremamente urbano. Para se ter uma ideia, 90% de seus criadouros encontram-se no ambiente domiciliar”, reforçou a  diretora do departamento de Vigilância em Saúde,  Daiany Vitorassi, ao ressaltar a necessidade da população utilizar o tempo em casa, para verificar e eliminar possíveis criadouros, garantindo a saúde de toda família, bem como da comunidade.

Cuidados com a dengue

Eliminar possivéis criadouros do mosquito requer pouco tempo. A dica do departamento de Vigilância em Saúde, é começar dentro de casa, verificando recipientes de degelo da geladeira, potes de ração dos pets, bem como ralos e vasos sanitários de banheiros que não estão em uso.

No quintal, os cuidados envolvem verificar se fossas, cisternas e caixas d’água estão vedadas. Além disso, objetos que possam acumular água devem ser eliminados. Os pratos de plantas devem ser cobertos de areia e as calhas devem ser mantidas limpas. O descarte correto do lixo também é fundamental, evitando aglomeração em casa ou em lotes baldios.