ACESSIBILIDADE
  • A-
  • A
  • A+
VRSTI: 
Noticia
SESA regulamenta o uso de máscaras no enfrentamento da COVID-19
24 de Novembro de 2022

A Secretaria de Saúde do Paraná divulgou nesta segunda-feira (21) algumas orientações e recomendações sobre o uso de máscaras de proteção facial para o enfrentamento da Covid-19, conforme a Resolução SESA nº 786/2022.

Em decorrência da variante Ômicron dominante em circulação global, fica recomendado o uso de máscaras de proteção facial nos estabelecimentos de Assistência à Saúde, pessoas com sintomas respiratórios gripais, pessoas imunocomprometidas, pessoas não vacinadas contra a Covid-19 ou com o esquema vacinal incompleto, idosos, gestantes e puérperas, além de funcionários e visitantes, no acesso à Instituições de Longa Permanência para Idosos, espaços fechados, de acesso coletivo, onde o distanciamento físico entre pessoas não possa ser assegurado.

Também fica obrigatório o uso de máscaras de proteção facial por pessoas com suspeita ou diagnóstico confirmado para Covid-19, trabalhadores de Estabelecimentos de Assistência à Saúde ao adentrarem em ambientes destinados à assistência direta a pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de Covid-19.

Além disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), nesta quinta-feira, 23, conforme a Resolução da Diretoria Colegiada nº 761/2022, determinou a obrigatoriedade do uso de máscaras faciais no interior dos terminais aeroportuários, meios de transporte e outros estabelecimentos localizados na área aeroportuária, a partir de 25 de novembro de 2022.

"Faço o apelo para que a população nos ajude mais uma vez e siga essas orientações que são tão importantes. E volto a frisar sobre a importância da vacinação, que é a maneira mais eficaz de prevenção da doença”, destacou a prefeita Karla Galende.