ACESSIBILIDADE
  • A-
  • A
  • A+
VRSTI: 
Noticia
Faça sua parte no combate contra a dengue
19 de Janeiro de 2023

A luta contra o mosquito da dengue é de todos. Por isso, é fundamental manter limpo os ambientes propícios para proliferação do Aedes aegypti, como os vasos de plantas, piscinas, calhas, ralos e os terrenos baldios. Qualquer acúmulo de água por menor que seja é um prato cheio para o causador da Dengue, Zika vírus e Chikungunya.

Em Santa Terezinha de Itaipu, o último Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre os dias 9 e 13 de janeiro de 2023, obteve o resultado de 1,6% considerando pelas diretrizes do Programa Nacional de Combate à Dengue (PNCD) do Ministério da Saúde, ou seja, no município a situação é de médio risco.

Durante a inspeção, os profissionais de saúde visitaram 792 imóveis, onde foram identificados 13 focos com larvas do Aedes aegypti. O levantamento apontou ainda, que as regiões dos bairros Parque dos Estados e Jardim Alvorada, apresentam o menor índice de infestação com 0,3%.

“A população deve tomar os devidos cuidados com o lixo doméstico além de não deixar água parada em garrafas, pneus; pratos de vasos de plantas; bacias; copos descartáveis. Também manter sempre limpo e tampado: as caixas d'água; cisternas; tambores e as lajes das casas. Manter as calhas sempre limpas. A responsabilidade de acabar com a dengue é de todos nós”, destacou a diretora do departamento de Vigilância em Saúde, Daiany Vitorassi.