08 de Fevereiro de 2023

A chegada do verão traz a preocupação com o aumento da circulação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya. Temperaturas mais quentes e chuvosas criam ambiente apropriado para proliferação do vetor, e por isso, os cuidados têm que ser redobrados.

Sabendo disso, a Administração Municipal de Santa Terezinha de Itaipu adere à campanha de prevenção à dengue “Aqui o mosquito não entra”, promovida pelo SESC/PR em parcerias com as prefeituras do estado, com o objetivo conscientizar a população e criar uma mobilização estadual na eliminação de possíveis focos e criadouros do mosquito.

De acordo com o último Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre os dias 9 e 13 de janeiro de 2023, Santa Terezinha de Itaipu obteve o resultado de 1,6% considerando pelas diretrizes do Programa Nacional de Combate à Dengue (PNCD) do Ministério da Saúde. Ou seja, no município a situação de médio risco. “É muito importante que os casos de dengue sejam identificados e notificados para que possamos ter um controle maior da doença no nosso município”, destacou a diretora do departamento de Vigilância em Saúde, Daiany Vitorassi.

Campanha - Para auxiliar na mobilização e envolver o maior número de pessoas, o aplicativo SESC/PR oferece uma competição interativa na qual os participantes documentam, por meio de fotografias, focos identificados (antes) e focos eliminados (depois). As fotos são compartilhadas dentro do próprio aplicativo e valem pontos para os participantes. A inscrição é gratuita e não há limite de idade para a competição, podendo os interessados participar em grupos individuais ou equipes. Ao fim, haverá uma premiação estadual.