ACESSIBILIDADE
  • A-
  • A
  • A+
VRSTI: 
Noticia
UPA de Santa Terezinha de Itaipu adota serviço de acolhimento com classificação de risco
15 de Fevereiro de 2023

Nesta semana, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Santa Terezinha de Itaipu aderiu ao sistema de acolhimento e classificação de risco, conforme protocolo do Ministério da Saúde. O serviço trata-se de um dispositivo de organização de fluxo, que prioriza o atendimento dos pacientes mais graves, com base em uma escala de cores.

“Ao dar entrada na unidade os pacientes deverão passar pela recepção, para posterior classificação de risco, que é feita por meio da distribuição de fitas nas cores vermelho, laranja, amarelo, verde e azul, apontando a gravidade do paciente. Feito isso, os pacientes receberão o atendimento médico, conforme prioridade”, explicou o secretário de Saúde, Fábio de Mello.

Os casos mais graves e que necessitam de atendimento imediato receberão fitas na cor vermelha. A fita laranja sinaliza que o paciente necessita de atendimento praticamente imediato. Já a amarela será aplicada em casos que o atendimento precisa ser rápido, mas o paciente pode aguardar. Por fim, as cores verde e azul classificam o atendimento como pouco urgente, ou seja, o atendimento pode aguardar ou ser encaminhado para outros serviços da rede de saúde.

Por meio do acolhimento com classificação de risco, o intuito é ordenar de forma mais clara as urgências e que os usuários entendam melhor a priorização dos atendimentos da UPA 24h.