ACESSIBILIDADE
  • A-
  • A
  • A+
VRSTI: 
Noticia
Acaresti firma parceria com ABIHPEC e lei da logística reversa é colocada em prática
07 de Novembro de 2019

A associação é a primeira no Paraná a receber o valor em dinheiro, ao contrário das demais que recebem equipamentos e maquinários como forma de pagamento

A Associação dos Catadores de Resíduos Recicláveis e/ou Reaproveitáveis de Santa Terezinha de Itaipu (Acaresti) e a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) assinaram na quarta-feira, 6, o termo de cooperação para a implantação do Programa “Dê a mão para o futuro – reciclagem, trabalho e renda”.

De acordo com o secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Paulo Ruppenthal, a parceria estabelecida vem ao encontro daLei de logística reversa n.12.305, sendo que se pagará o valor de R$ 106,00 por tonelada de materiais recicláveis para Acaresti, ou seja, cerca deR$ 10 mil ao mês, o que vai contribuir com o aumento da renda dos catadores. “Estamos muito felizes com essa parceria, pois a Acaresti é a primeira associação do Paraná a receber o valor em dinheiro, ao contrário das demais associações que recebem equipamentos e maquinários como forma de pagamento”, explicou. O Técnico Ambiental da Itaipu Binacional e Técnico do Projeto de Gestão de Resíduos Sólidos, Lorivan Webber, também participou do encontro.

O coordenador técnico de Meio Ambiente do Programa Dê a Mão para o Futuro, da ABIHPEC, Matheus Martins Guimarães Siqueira, elogiou a estrutura da Acaresti e falou da expectativa com a parceria. “Esse é um programa que realiza investimentos em cooperativas e associações, com intuito de atender a política nacional de resíduos sólidos. No município, o pagamento será feito por tonelada, o que vai melhorar ainda mais o lucro dos associados”, disse ao acrescentar, que a Acaresti possui uma estrutura completa e vem realizando um excelente trabalho ao longo dos anos, fato que chamou a atenção.

O presidente da Associação dos Catadores de Resíduos Recicláveis e/ou Reaproveitáveis de Santa Terezinha de Itaipu, Antônio Cândido de Moraes agradeceu a confiança e, em nome de todos associados, avalia como um novo ciclo a efetivação da parceria.

Você sabia? - “Dê a mão para o futuro: reciclagem, trabalho e renda”, é realizado pela ABIHPEC em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Limpeza e afins (ABIPLA), e a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães e Bolos (ABIMAPI).

O objetivo das ações é atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que contempla as questões ambientais, de responsabilidade compartilhada e inclusão social, pontos considerados essenciais para as indústrias de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos.

Com o sucesso, o programa foi colocado em prática nos Estados do Rio de Janeiro e Paraná, visando o cumprimento de exigências legais e, atualmente está em implementação no Estado de São Paulo.

Texto e foto: DC STI