ACESSIBILIDADE
VRSTI: 
Noticia
Carteira de Identidade pode ter inserção de até 12 documentos
09 de Janeiro de 2020

A inserção de até outros 12 documentos na carteira de identidade é uma novidade adotada pelo Instituto de Identificação do Paraná (IIPR), que passou a valer em Santa Terezinha de Itaipu, desde 2 de janeiro de 2020.

Hoje, além da inclusão do número de CPF e PIS/PASEP (que já era permitida), o cidadão pode incluir o número de Identificação Social (NIS), número de Inscrição do Trabalhador (NIT), Cartão Nacional de Saúde, Nome Social (relacionado à identidade de gênero), Título de Eleitor, Identidade Profissional, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Certificado Militar, tipo sanguíneo e tipo de deficiência (mediante laudo médico comprobatório).

De acordo com a chefe do Posto de Identificação, Rosângela de Fátima Pedro Puhl, “o incremento nas carteiras de identidade representa agilidade ao cidadão, que passa a utilizar um único documento para várias situações”, avaliou. A facilidade com o agendamento on-line é outro ponto destacado por ela. “Não é preciso sair de casa para agendar a confecção do documento. Isso gera agilidade e reduz significativamente as filas de espera. Com alguns cliques o procedimento está feito”.   

O agendamento on-line pode ser feito no site do Instituto de Identificação do Paraná (www.institutodeidentificacaodoparana.pr.gov.br). Vale ressaltar que a primeira via do documento é gratuita e a segunda via, tem custo de R$ 36,72.

Interessados em segunda via rápida, também podem efetivar a solicitação e emitir o boleto no valor de R$ 30,47, no site do IIPR.

Mais informações podem ser obtidas com a chefe do Posto de Identificação de Santa Terezinha, pelo número (45) 3541-0590, de segunda a sexta-feira, das 8h ás 12h e das 13h30 às 17h30.