24 de Janeiro de 2020
Mesmo com as festas de fim de ano, os integrantes do grupo de 2019 voltaram com bons resultados em 2020. Um deles perdeu 15 quilos
O início do ano é uma boa hora para reforçar hábitos saudáveis e colocar corpo e mente em equilíbrio. Os participantes do projeto Detox da Mente, iniciativa inovadora da administração municipal de Santa Terezinha de Itaipu, por meio do Núcleo de Apoio à Família (Nasf), sabem bem disso. Nesta quarta-feira, 22, o grupo retomou as atividades com acompanhamento médico, nutricional, psicológico e fisioterapêutico.
A coordenadora e nutricionista do projeto, Gislâine Verônica da Silva, deu as boas-vindas para os participantes e parabenizou a dedicação de cada um. “Os resultados observados neste reencontro superaram todas as expectativas. Alguns dos participantes eliminaram 15 quilos, provando que com força de vontade e disciplina é possível”, destacou.
O retorno das atividades foi marcado pela terapia de acupuntura auricular e pesagem. Além disso, os participantes preencheram questionários de frequência alimentar, rastreamento metabólico e escala de dor em atividade física.
De acordo com a médica do Detox da Mente, Sirlei Pezzini, os encontros serão realizados uma vez ao mês. O próximo encontro será na primeira semana de fevereiro e, após isso, os encontros serão mensais e seguem a mesma dinâmica de 2019. “O engajamento é nítido e isso os motiva”, resumiu a médica ao citar a continuidade das orientações nutricionais aliada à medicina chinesa e prática de atividades física.
Nova turma – Devido ao número de encaminhamentos, uma nova turma será formada, para que a equipe possa atender os pacientes que necessitam de apoio médico para emagrecer com saúde e qualidade de vida. As atividades devem ser iniciadas no dia 10 de março deste ano.
O Detox – As atividades do Detox da Mente são desenvolvidas por equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). É gratuito e aberto à comunidade. Vale destacar, que os encaminhamentos são feitos pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde de cada bairro, após avaliação dos pacientes.
Texto e fotos: DC STI