ACESSIBILIDADE
  • A-
  • A
  • A+
VRSTI: 
Noticia
Conscientização: Combater o mosquito da dengue é responsabilidade de todos!
18 de Novembro de 2022

Nesta época do ano quando as chuvas são constantes e intensas, mescladas com a temperatura elevada, qualquer acumulo de água por menor que seja é um prato cheio para o mosquito da dengue. Por isso, é fundamental que toda a população esteja atenta.

“Olhe seu quintal e as proximidades de sua residência. Verifique se há recipientes abertos que possam armazenar água, não acumule entulhos, mantenha caixas de água fechadas, garrafas sempre de cabeça para baixo e não esqueça de encher de areia até a borda os pratos dos vasos de plantas e não jogue lixo em terrenos baldios”, destacou a diretora do departamento de Vigilância em Saúde, Daiany Vitorassi.

Dados - O último Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), realizado de 7 a 11 de setembro, mostra que Santa Terezinha de Itaipu obteve o resultado de 1,3%, considerando as diretrizes do Programa Nacional de Combate à Dengue (PNCD) do Ministério da Saúde, ou seja, no município a situação é de médio risco.

Durante a inspeção, os profissionais de saúde visitaram 749 imóveis e identificaram 10 focos com larvas do Aedes aegypti. O levantamento apontou ainda, que as regiões dos bairros Parque dos Estados e Jardim Alvorada, apresentam o menor índice de infestação com 0,1%.

Vale ressaltar, que os agentes de endemias realizam periodicamente, visitas nas residências, além de orientar os moradores sobre a importância do combate ao mosquito da dengue.