Santa Terezinha de Itaipu
24 de Fevereiro de 2023
Mais de 200 municípios estão em situação de alerta e risco para epidemia de dengue no Paraná. O aumento no número de casos acende um alerta para que a população redobre os cuidados contra a doença transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, provocando infecção, febre alta, enxaqueca, dor atrás dos olhos, dor no corpo e manchas avermelhadas espalhadas pela pele.
A fase febril da doença pode durar entre três e cinco dias. Após esse período, alguns pacientes apresentam melhora e outros podem avançar para a forma grave da doença, apresentando dores abdominais intensas e contínuas, vômito persistente, sangramentos de mucosas (ouvido, nariz, gengivas, entre outros) e aumento do fígado.
Para que o tratamento seja realizado de forma adequada, é necessário procurar auxílio médico logo nas primeiras manifestações da doença. Além disso, a população deve estar empenhada na eliminação dos possíveis focos do vetor.
Ações simples, como manter as calhas sempre limpas; as caixas d’água bem vedadas; verificar se não existe água acumulada nas lajes; escovar as bordas das vasilhas de água e comida de animais; e descartar lixos, entulhos e pneus nos locais adequados devem ser realizadas semanalmente para interromper o ciclo de reprodução do inseto.