Santa Terezinha de Itaipu
23 de Maio de 2023
Qualquer acúmulo de água por menor que seja é um prato cheio para o causador da Dengue, Zika vírus e Chikungunya
O combate à dengue deve continuar mesmo com a chegada das baixas temperaturas, isso porque os criadouros do mosquito Aedes aegypti estão em sua maioria na área urbana. Por isso, a participação de todos é fundamental para vencermos essa guerra.
Verifique os vasos de plantas, piscinas, calhas, ralos e até mesmo os terrenos baldios. Qualquer acúmulo de água por menor que seja é um prato cheio para o causador da Dengue, Zika vírus e Chikungunya.
Além disso, o último Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre os dias 8 a 12 de maio, apontou que Santa Terezinha de Itaipu obteve o resultado de 1,8% considerando pelas diretrizes do Programa Nacional de Combate à Dengue (PNCD) do Ministério da Saúde. Ou seja, no município a situação é de médio risco.
Durante a inspeção, os profissionais de saúde visitaram 762 imóveis, onde foram identificados 14 focos com larvas do Aedes aegypti. O levantamento apontou ainda, que as regiões dos bairros Parque dos Estados e Jardim Alvorada, apresentam o menor índice de infestação com 0,50%.
“As ações de combate ao vetor devem ser mantidas independente da estação do ano, com inspeções nas residências e quintais. Pedimos a colaboração da população para eliminarmos de vez o mosquito da dengue”, destacou a diretora do departamento de Vigilância em Saúde, Daiany Vitorassi.