ACESSIBILIDADE
  • A-
  • A
  • A+
VRSTI: 
Noticia
Reurbanização da Rua 1º de Maio é entregue para população de Santa Terezinha de Itaipu
01 de Junho de 2023

O investimento tem ênfase na mobilidade urbana, tornando a região central ainda mais atrativa, organizada, segura e com acessibilidade para todos
 
A Administração Municipal de Santa Terezinha de Itaipu realizou na noite da última quarta-feira, 31, a entrega da 1ª parte da 2ª etapa do projeto Centro Novo para população itaipuense. Nesta etapa, o maior projeto urbanístico do município compreende a reurbanização completa da Rua 1º de Maio. 

A obra fruto da parceria entre o Poder Público e o Governo do Estado do Paraná, no valor de R$ 7 milhões, tem ênfase na mobilidade urbana, tornando a região central ainda mais atrativa, organizada, segura, e com acessibilidade para todos. 

“Quando a gente chegou na cidade isso aqui era 90% mata virgem e nós pudemos acompanhar de perto toda essa evolução. Eu tenho muito orgulho em viver aqui. Nossa cidade é segura, organizada e com uma excelente gestão”, frisou o pioneiro, Neri Venson.

A reurbanização da Rua 1º de Maio contou com intervenções da Sanepar e Copel, por meio da drenagem urbana, melhorias no saneamento básico, rede de distribuição de energia elétrica e sistema de iluminação ornamental, com cabeamento enterrado. 

Todas ordens de serviço do projeto Centro Novo vêm de encontro com as exigências do plano de urbanização, a fim de evitar danos causados por algumas espécies arbóreas, principalmente no sistema de drenagem, rede de água e esgoto, asfalto, calçadas e na rede elétrica. O projeto contempla ainda, o plantio de 300 novas árvores na região central, serviço que foi iniciado nesta semana pelas equipes. 

“Ainda comemorando os 41 anos da nossa cidade, é uma grata satisfação realizar a entrega do maior projeto urbanístico de Santa Terezinha de Itaipu e nesse momento de comemoração do desenvolvimento estar fazendo essa homenagem aos pioneiros que tanto contribuíram com o crescimento da nossa cidade”, destacou a prefeita Karla Galende. 

O vice-prefeito e secretário de Obras e Serviços Públicos, Vanio Morona, acrescentou que “a obra faz a interligação da Rua 1ª de maio, entre a Avenida dos Estados até a Rodovia Natalino Spada, melhorando ainda mais, a trafegabilidade e a segurança dos munícipes. É gratificante entregar mais esse investimento”. 

História – A Rua 1º de Maio foi o primeiro caminho aberto em Santa Terezinha de Itaipu, no ano de 1952, conhecida na época como “picada”. Mas foi no ano de 1977, há 46 anos, que o município recebeu o seu primeiro calçamento em lajotas de concreto assentadas por soldados do Exército Brasileiro. 

E com o intuito de resgatar a história da Rua 1º de Maio, a Praça Joel Machado, agora conta com um marco contendo as lajotas do primeiro calçamento do município, uma forma de homenagear o trabalho árduo dos nossos pioneiros e o desenvolvimento da cidade ao longo de 41 anos.