ACESSIBILIDADE
  • A-
  • A
  • A+
VRSTI: 
Noticia
Santa Terezinha de Itaipu recebe a exposição “Ciência na Esfera”
05 de Junho de 2023

O município é o 2º que recebe a esfera de 1,7 metro de diâmetro feita em fibra de carbono

A exposição “Ciência na Esfera” abriu a programação da Semana do Meio Ambiente de Santa Terezinha de Itaipu, na tarde desta segunda-feira, 5. A ferramenta disponibilizada pela Itaipu Binacional e instalada nas dependências do Centro Integrado de Apoio à Melhor Idade - CIAMI, permitiu aos convidados acompanhar em tempo real as mudanças no clima, relevo, correntes marítimas, entre outros dados do Planeta Terra e corpos celestes do Sistema Solar. 

Santa Terezinha de Itaipu é o 2º município que recebe a esfera de 1,7 metro de diâmetro feita em fibra de carbono, sendo possível ilustrar os diferentes fenômenos e processos do Planeta, além de aspectos oceanográficos, atmosféricos, geológicos, ecológicos, entre outros.

“A esfera é um instrumento pedagógico focado na questão ambiental, com a projeção de vídeos, de uma forma que o aluno consiga entender como é o funcionamento do nosso planeta. Nessa data tão importante, não poderíamos comemorar de forma melhor”, disse a gerente da Divisão de Educação Ambiental de Itaipu Binacional, Cintia Bena Valoto. 

A secretária de Educação, Simara Jorge, explicou que a esfera permanecerá no município por dois meses para que a comunidade escolar e em geral possa visitar o espaço. “A esfera vem proporcionar para os alunos uma tecnologia diferenciada nos estudos, algo inovador no processo de conhecimento. É como se estivéssemos no espaço vendo o nosso planeta terra”. 

Sistema único no mundo
Desenvolvido pela Agência Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês), ligada ao Departamento de Comércio do Governo dos Estados Unidos, o sistema é único no mundo. O Ecomuseu é o segundo espaço brasileiro a usar a ferramenta – o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP) também usa a Ciência na Esfera para graduação e em visitas de escolas do ensino público e privado de São Paulo.