Santa Terezinha de Itaipu é contemplada com a 1ª Unidade de Valorização de Resíduos Orgânicos – UVRO
06 de Junho de 2023

Município vive momento histórico e avança mais um passo na implantação de projetos inovadores e sustentáveis, em parceria com Itaipu Binacional

A cidade mais sustentável do Brasil, Santa Terezinha de Itaipu, avança mais um passo na implantação de projetos inovadores e sustentáveis. Na Semana do Meio Ambiente, o Município e Itaipu Binacional realizaram a assinatura da ordem de serviço da 1ª Unidade de Valorização de Resíduos Orgânicos – UVRO.

“Assinamos a ordem de serviço para construção da 1ª Unidade de Valorização de Resíduos Orgânicos de Santa Terezinha de Itaipu e a 1ª ambientalmente correta no Brasil. Esse é mais grande avanço para o município mais sustentável do Brasil”, frisou a prefeita Karla Galende.

O diretor-geral brasileiro de Itaipu Binacional, Enio Verri, destacou que Santa Terezinha de Itaipu é considerado uma matriz nos projetos socioambientais. “Esse é um investimento fundamental para o município que já é modelo nas políticas ambientais, no que se refere aos resíduos sólidos. Agora vamos iniciar o trabalho com os resíduos orgânicos, sendo essa a primeira experiência do município, que será referência para as demais cidades do Brasil”.

Serão mais de 2 mil metros de construção, com investimento que ultrapassa o montante de 7 milhões de reais, sendo esse o maior repasse financeiro de Itaipu, que deve fomentar o desenvolvimento social, econômico, ambiental e promover a inclusão socioeconômica e produtiva dos catadores. “Serão investidos 4 milhões na construção da UVRO, já o  restante do valor será utilizado para aquisição veículos, maquinários e ações de educação ambiental”, explicou a chefe do poder executivo.

Após a assinatura da ordem de serviço para implantação da Unidade de Valorização de Resíduos Orgânicos – UVRO, as autoridades realizaram o plantio de uma muda de ipê-branco em frente à sede do Paço Municipal, em comemoração à Semana do Meio Ambiente.

Visitas

Durante agenda no município, Enio Verri visitou a Associação dos Catadores de Resíduos Recicláveis e/ou Reaproveitáveis de Santa Terezinha de Itaipu (ACARESTI), onde pode conhecer a estrutura do local, bem como o modelo de coleta seletiva, que conta com 100% de adesão da população itaipuense, prática que aliada à outras ações, garantiu o título de cidade mais sustentável do Brasil. “Eu fiquei muito feliz em ver a eficiência do trabalho realizado pelos catadores. Espero que a Acaresti continue sendo esse modelo para que mais projetos dessa magnitude possam existir em todo o nosso país”, acrescentou o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri.

Na oportunidade, Enio Verri e equipe, também estiveram presente na exposição “Ciência na Esfera”, instrumento pedagógico focado na questão ambiental, com a projeção de vídeos, de uma forma que o aluno consiga entender como é o funcionamento do nosso planeta.