15 de Junho de 2023
Alunos da Escola Municipal Olímpio Spricigo aprenderam de maneira prática sobre a importância das abelhas para a vida no planeta
As abelhas afetam a nossa vida diariamente. Além de produzirem o mel, elas são responsáveis pela polinização de inúmeros alimentos, como as frutas, legumes e os grãos, garantindo a segurança alimentar de toda a humanidade. A temática sobre a importância das abelhas para o meio ambiente foi apresentada na manhã desta quinta-feira, 15, para os alunos da Escola Municipal Olímpio Spricigo, que puderam acompanhar de perto todo o processo de vida da abelha sem ferrão, desde o berçário até a extração do mel.
“Essa ação faz parte da jornada de estudos do corredor ecológico Santa Maria, que é o nosso bioma de mata atlântica. É extremamente importante trazer essa temática para sala de aula para que as crianças possam ressignificar a natureza. Foi uma aula lúdica onde as elas degustaram de oito tipos de mel, além de poderem ver de perto o berçário das abelhas”, destacou a presidente do Instituto Caminhos da Conservação, Giovanna Machado.
Para a aluna, Ana Beatriz da Costa, a experiência foi surpreendente. “Aprendi que as abelhas são muito importantes para a nossa existência. A gente também conheceu vários tipos de mel que eu nem sabia que existia”. Isadora Barbosa Lopes acrescentou que “eu adorei poder ver como as abelhas nascem e saber que existem outros tipos de mel”.
O meliponicultor/apicultor e especialista em abelhas sem ferrão, Florentino Luiz Bilski, apresentou para os alunos as espécies. “A nossa alimentação depende das abelhas, por isso, é tão importante que as crianças saibam da sua importância. No Brasil, existem 350 espécies de abelhas sem ferrão, já no Paraná temos cerca de 39 espécies, algumas delas as crianças puderam conhecer hoje”.