Dia “D” de combate ao mosquito Aedes Aegypti
26 de Novembro de 2021

Nesta sexta-feira, 26, uma mobilização de Combate à Dengue está sendo realizada em todo o Paraná, com o objetivo de alertar a população sobre a importância de eliminar os criadouros do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Em Santa Terezinha de Itaipu, a Secretaria Municipal de Saúde, realiza a entrega de materiais informativos com orientações sobre o combate ao mosquito da dengue e, consequentemente, a diminuição dos casos. Os materiais estão sendo entregues pelos agentes de endemias, nos estabelecimentos comerciais do município, durante todo o dia. “Essa mobilização de toda a sociedade é primordial para que possamos impedir a proliferação do mosquito. Dez minutos são o suficiente para acabar com a dengue. Contamos com a colaboração da população”, disse a diretora do departamento de Vigilância em Saúde, Daiany Vitorassi.

Prevenção
Entre os locais mais propícios para a proliferação estão recipientes expostos à água da chuva, como lixo, calhas e ralos entupidos, pratos e vasos de plantas, reservatórios de água para animais domésticos, caixas d’água e lajes. Contudo, é recomendado ficar atento a potenciais criadouros internos, como vasos sanitários desativados, coletores de água da geladeira e do ar-condicionado, suporte de garrafão de água, entre outros.