21 de Setembro de 2023
Conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão, esse o objetivo do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, instituído pela Lei Nº 11.133/2005. Em Santa Terezinha de Itaipu, a data foi marcada pelo encontro de pais, profissionais de Educação e membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPED), que puderam conhecer de perto a sala de recursos que o município dispõe para pessoas com deficiência visual.
O espaço lotado na Escola Municipal Cecília Meireles atende crianças de todos os estabelecimentos de ensino que necessitam. “A sala de recursos garante a acessibilidade e a equidade no atendimento das crianças em sala. O local surgiu por meio da necessidade da única aluna cega do município. Atualmente, o local atende também os alunos com baixa visão, garantindo o desenvolvimento das crianças de acordo com suas necessidades, por meio do trabalho de orientação, mobilidade, estimulação visual com luzes, cores e formas”, explicou a professa, Alhine Melissa.
Para Jaqueline de Souza Parra, mãe da Cecília, que foi a personagem principal para criação da sala, é gratificante poder contar com esse apoio do município. “O atendimento é maravilhoso. Nós buscamos a secretaria de Educação, que ouviu as nossas necessidades e nos atendeu com a sala de recursos. A gente sabe que a caminhada é longa, mas ver a felicidade da nossa filha com esse atendimento, não tem preço. A professora é muito dedicada e isso nos deixa felizes e seguros”.