Santa Terezinha de Itaipu
09 de Fevereiro de 2024
Os alunos da rede municipal de Santa Terezinha de Itaipu estão participando de um projeto de conscientização e combate ao mosquito Aedes aegypthi, denominado “Detetives da Dengue”. A iniciativa que é fruto da parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação, tem como objetivo sensibilizar a comunidade e buscar parceiros no controle e combate à dengue.
Nesta semana, os alunos das escolas municipais Olímpio Spricigo e Monteiro Lobatto receberam os crachás de detetive e uma cartilha com informações valiosas para combater o mosquito.
“Um projeto de extrema importância, uma união entre Educação e Saúde, para tratar um tema de extrema relevância que é a dengue. Os alunos serão protagonistas no combate ao mosquito, eles vão levar essa tarefa para casa”, explicou a secretária de Educação, Simara Jorge.
“Nós seremos detetives da dengue e a nossa missão será eliminar todos os focos do mosquito, não deixando água parada em pneus, vasos de plantas, manter a piscina sempre limpa e os potinhos dos animais também”, disse a aluna, Amanda Borges.
O aluno, Henrique Ramiro, acrescentou que “o mosquito é muito perigoso. Por isso, precisamos estar atentos. Eu vou pedir para o meu pai e a minha mãe serem meus ajudantes nessa missão secreta”.
O projeto vai envolver os estudantes do 1º ao 5º ano das escolas municipais Alexandre Zilli Netto, Nossa Senhora do Carmo, Monteiro Lobatto, Olímpio Spricigo e Cecília Meireles. A ação tem como meta o fortalecimento do protagonismo estudantil, desenvolvendo o espírito investigativo, a valorização do conteúdo já trabalhado em sala de aula e a mobilização na comunidade escolar contra o mosquito.