Santa Terezinha de Itaipu recebe 3,5 milhões em investimentos do Governo do Paraná
10 de Junho de 2024

A parceria entre a Prefeitura de Santa Terezinha e o Governo do Paraná tem resultado na transformação da vida da população itaipuense. E as boas notícias não param. Em viagem a Curitiba, na manhã desta segunda-feira (10), a prefeita Karla Galende, acompanhada por uma comitiva municipal, confirmou mais dois importantes investimentos junto ao executivo do estado: a construção de uma nova creche, e ampliação do sistema de abastecimento de água no município. O montante pode chegar a cerca de R$ 3,5 milhões para o município.

Santa Terezinha de Itaipu é uma das beneficiadas pelo programa Infância Feliz Paraná, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (SEDEF), do governo do estado. O programa prevê a construção de trezentas creches no Paraná, e, a partir de 2025, o município terá uma nova creche, que irá ampliar o atendimento a crianças de 0 a 3 anos. A unidade do município deve receber cerca de R$ 1,3 milhão.

A comitiva municipal acompanhou a cerimônia de anúncio da construção das creches. Além da chefe do executivo itaipuense, compõem o grupo o secretário de Planejamento Patrick Benedet Maas e os vereadores Valdir Sauthier, Claudio Schutz, Maria Isoldi Schaefer e Maurinho. “É mais uma conquista para Santa Terezinha de Itaipu, para atendermos nosso compromisso com a população itaipuense. Somos gratos ao governador Ratinho Junior e ao deputado Ademar Traiano, pelo olhar sensível para o nosso município”, comemorou a prefeita Karla Galende.

Projeto

O projeto padrão tem 456,86 metros quadrados e foi elaborado observando as normas sanitárias, escolares e de bem-estar infantil. Os espaços contarão com três salas de aula, uma brinquedoteca, dois banheiros com fraldários, quatro banheiros comuns (incluindo PCDs), um solário, um pátio coberto, um jardim sensorial, uma sala de amamentação, um lactário, um refeitório, uma cozinha industrial, dois vestiários, uma sala de diretoria, uma sala de secretaria, uma sala de professores e duas despensas. As creches terão capacidade para atender 36 crianças por período.

O investimento também vai fortalecer a Política da Primeira Infância no Paraná, conforme a Lei Estadual 21.870/2023, que prevê a implantação do programa Infância Feliz e que, entre outras ações, trata da construção desses espaços. O Estado tem um dos menores índices do País de crianças de 0 a 3 anos que não frequentam a creche, além de ter o segundo melhor índice de alfabetização de crianças do País.

Com investimento de R$ 391,4 milhões, é o maior pacote da história voltado à infraestrutura de educação infantil do Paraná e o maior do País, com a previsão de atender entre 10.200 e 13.800 crianças. Os recursos são fruto de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Família e a Casa Civil, com aporte do Tesouro Estadual, do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) e da Assembleia Legislativa do Paraná.

Ampliação do sistema de abastecimento de água

Ainda na manhã desta segunda-feira, na Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba, o presidente da Casa, o deputado estadual Ademar Traiano, e a prefeita Karla Galende, e o presidente da Sanepar Wilson Bley Lipski assinaram convênio que vai ampliar o sistema de abastecimento de água no município. O investimento, articulado pela Administração Municipal junto ao deputado, passa de R$ 2,1 milhões. A previsão é da geração de 60 empregos diretos e 302 indiretos, durante a obra.

A prefeita Karla Galende afirma que esta obra de Sanepar atende a uma demanda da população para a melhoria do serviço de abastecimento. “Santa Terezinha já tem 90% dos moradores com acesso à coleta e tratamento de esgoto. Precisávamos dessa melhoria no serviço de água, e agora seremos atendidos”, disse.

Aumento em 25% da captação

O projeto das obras prevê um aumento em 25% na captação de água e a integração do sistema de captação ao sistema de controle remoto de Foz do Iguaçu. O prazo de execução de 360 dias. “Este movimento é levar os investimentos necessários, para alcançar os indicadores estabelecidos. A missão do governador Ratinho Junior é chegarmos à universalização de coleta de água, distribuição e tratamento de esgoto no Paraná”, disse o presidente da Sanepar Wilson Bley Lipski.

Outra melhoria será a integração das informações da captação de água ao sistema de supervisão e controle em Foz do Iguaçu. Com isso, a equipe da Sanepar fará o acompanhamento do sistema de produção de água em tempo real, durante 24 horas por dia, o que melhora a eficiência da operação.

Melhorias no transporte intermunicipal

Na tarde desta segunda-feira (10), a prefeita Karla Galende, acompanhada de uma comitiva municipal, se reuniu, em Curitiba, com Maria Elizabete Bozza, coordenadora responsável pelas concessões de transportes intermunicipais do Departamento de Estradas e Rodagens.

Na reunião, realizada em Curitiba, foram tratadas ações de melhorias para o transporte público de Santa Terezinha de Itaipu. “Trouxemos à coordenadora as demandas que recebemos da Câmara Municipal e dos usuários do transporte intermunicipal Santa Terezinha – Foz do Iguaçu, e nos próximos meses teremos boas novidades”, disse a prefeita.

“Santa Terezinha tem contato constante com o DER. Estamos fazendo os estudos, com base no plano diretor de transporte do estado, para fazer o transporte de Santa Terezinha mais eficiente”, disse a coordenadora.

Participaram do encontro o secretário de Planejamento Patrick Benedet Maas e os vereadores Valdir Sauthier, Claudio Schutz, Maria Isoldi Schaefer e Maurinho.