ACESSIBILIDADE
  • A-
  • A
  • A+
VRSTI: 
Noticia
Santa Terezinha de Itaipu prioriza itens saudáveis na merenda da rede de ensino
01 de Julho de 2024

A Prefeitura de Santa Terezinha de Itaipu prioriza o oferecimento de uma alimentação escolar equilibrada, nutritiva e de acordo com as necessidades de cada faixa etária e período escolar, dos estudantes da rede municipal de ensino, contemplando a educação infantil, ensino fundamental e ensino de jovens e adultos (EJA).

A alimentação escolar contribui diretamente para o crescimento adequado, o desenvolvimento biopsicossocial, aprendizagem, rendimento escolar e, principalmente, para a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos.

A aquisição dos alimentos é oriunda de mercados locais, agricultura familiar (através do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar - PRONAF) e conta com alimentos variados, seguros, que respeitam a cultura, as tradições e os hábitos alimentares regionais. O programa atende ainda necessidades alimentares diferenciadas para os escolares que possuem algum tipo de alergia/intolerância alimentar.

As refeições balanceadas, elaboradas a partir dos cardápios disponibilizados mensalmente pela nutricionista responsável técnica pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) Rebeca Carolina Santos, contribuem com o crescimento, o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de práticas alimentares saudáveis dos estudantes durante a sua permanência na escola.

Alimentação especial e sem açúcar

São cinco cardápios diferentes por mês, por escola, e mais cinco para os CMEIs. “São elaborados cardápios gerais e cardápios para crianças com necessidades alimentares especiais (intolerâncias, alergias e restrições alimentares), garantindo o direito de alimentação a todos os alunos matriculados na rede municipal”, explica a nutricionista, que informa também que o açúcar foi cortado do cardápio oferecido aos estudantes. Para prepararem os materiais, as merendeiras das escolas passam por treinamento constante, orientado pela nutricionista.

“O município tem a responsabilidade de oferecer um ensino de qualidade para os estudantes. Porém, também temos o objetivo de atender às necessidades nutricionais dos alunos, durante sua permanência em sala de aula. Por isso, disponibilizamos uma alimentação de qualidade, contribuindo para o crescimento, desenvolvimento, assim como a formação de hábitos alimentares saudáveis”, disse a secretária de Educação de Santa Terezinha de Itaipu Simara Cordeiro da Silva Jorge. 

Investimento em agricultura familiar

Além disso, a agricultura familiar se tornou uma forte aliada da Secretaria Municipal de Educação, contribuindo com a produção de refeições saudáveis servidos diariamente nas escolas municipais. Diversos produtos de origem vegetal, além de pães e bolos e bolachas caseiros, por exemplo, são de produtores do município. Segundo a secretária, “o município utiliza CERCA DE 80% dos recursos que recebemos do Governo Federal, para agricultura familiar, quando, por lei, deveríamos destinar pelo menos 30%”, apontou Simara.

Para fortalecer ainda mais a oferta de produtos, a Administração Municipal instituiu o programa PROESTUFA. A proposta tem investimento que passa de R$ 300 mil - feitos com recursos do município - e visa ampliar as atividades agrícolas e produtivas. Como contrapartida, os produtores terão um prazo de 36 meses para destinar 50% do valor investido pelo município para programas municipais, dentre os quais, programas de alimentação escolar.