02 de Abril de 2025
Em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo (2 de abril), Santa Terezinha de Itaipu realiza uma programação especial, até sexta-feira (4), com palestras, debates e ações públicas para promover a inclusão e o acolhimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Sessão Solene na Câmara Municipal
A programação iniciou na noite desta terça-feira (1º), com Sessão Solene especial, na Câmara Municipal. O evento, aberto ao público, marcou o início das atividades da semana dedicada ao autismo, reforçando a importância de políticas públicas voltadas à inclusão.
Autismo: Ciência e Acolhimento
Nesta quarta-feira (2), Dia Mundial de Conscientização do Autismo, duas palestras serão realizadas, na Escola do Trabalho: das 14h às 15h30, profissionais da saúde e multiplicadores participam da palestra Autismo: Ciência e Acolhimento, ministrada por Daiany Caputti e Laíse Muller Kempfer, com atualizações científicas sobre TEA, diagnóstico precoce e boas práticas no atendimento.
Ainda na quarta, 18h às 19h30, pais, educadores e profissionais de saúde e educação podem acompanhar a palestra Autismo em Foco: Informar, Acolher e Incluir com Consciência, com Daiany Caputti, que abordará estratégias de autonomia e o impacto do diagnóstico nas famílias. Para participar das atividades, é necessário realizar inscrição. A Escola do Trabalho fica na avenida Adolpho Lolatto, número 2750, ao lado do Provopar.
Já na sexta-feira (4), às 8 horas, o vice-prefeito Dr. Pedro e a diretora assistencial da entidade Associação Solidária de Pessoas Autitsas (Aspas), Cyrce A. Sousa, participam de uma entrevista na Rádio Cidade Verão, discutindo os desafios e avanços na inclusão de pessoas com autismo na sociedade.
Caminhada da Inclusão
Encerrando a programação, no sábado (4), a população está convidada a participar da Caminhada da Inclusão, a partir das 8h30. Os participantes seguem o trajeto, que inicia na Praça Silvino Dal Bó, e termina no Paço Municipal. O evento é aberto a toda a comunidade, com ênfase na participação de famílias de autistas, profissionais da saúde, educação e assistência social.