ACESSIBILIDADE
  • A-
  • A
  • A+
VRSTI: 
PROED - Programa de Combate às Drogas e à Violência

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD – é a versão brasileira do Programa Norte-Americano – DARE, surgido em 1983, na cidade de Los Angeles – Estados Unidos. No Brasil o programa foi implantado em 1992 no Estado do Rio de Janeiro. No Estado do Paraná iniciou suas atividades no ano de 2000, atualmente é aplicado em diversos países e em todos os Estados Brasileiros.

O Programa é eminentemente preventivo, estratégico, tendo como objetivo principal educar as crianças em seu meio natural, a escola, com auxílio de policiais fardados e professores, mostrando-lhes os efeitos das drogas e ensinando as habilidades necessárias e motivação para manterem-se longe desse mal.

Busca também oferecer aos estudantes uma chance de ver os adultos como amigos e pessoas em quem eles possam confiar, permitindo às crianças desenvolverem uma atitude positiva em relação às autoridades e respeito às leis.

O PROERD é aplicado em parceria, e é direcionado para crianças do 5º Ano. Suas lições objetivam o desenvolvimento da autoestima, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros e ás formas de oferecimento das drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e adolescentes.

O sucesso do programa depende de um perfeito entrosamento entre escola, família e Polícia.

No Município de Santa Terezinha de Itaipu, o PROERD teve início no ano de 2005, capacitando até o momento aproximadamente 5.000 alunos.

 

 

(Pagina Atualizada em 19/10/2022 às 11:13)