Santa Terezinha de Itaipu
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1 - Como abrir uma empresa no Município?
Você deverá realizar o acesso aos seguintes link:
1 - Para abertura de empresa MEI: [CLIQUE AQUI]
2 - Para abertura dos demais tipos de empresa: [CLIQUE AQUI]Para maiores informações SOBRE MEI: Para maiores informações SOBRE OS DEMAIS TIPOS DE EMPRESAS: 1 - O que é ser um MEI? [CLIQUE AQUI]
2 - O que você precisa saber antes de se tornar um MEI? [CLIQUE AQUI]
3 - Atividades permitidas: [CLIQUE AQUI]
4 - Quais são seus direitos e obrigações? [CLIQUE AQUI]
5 - Soluções para você começar bem: [CLIQUE AQUI]
6 - Dicas de Segurança do Corpo de Bombeiros: [CLIQUE AQUI]
7 - Dicas de Segurança da Vigilância Sanitária: [CLIQUE AQUI]
8 - Dicas de Sustentabilidade: [CLIQUE AQUI]
9 - Canal de comunicação com o Portal do Empreendedor: [CLIQUE AQUI]Para mais informações:
[CLIQUE AQUI]
[CLIQUE AQUI]1 – Termo de Compromisso; [downlod do arquivo]
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2 - Como renovar meu Alvará de Localização e Funcionamento?
O contribuinte deverá realizar o protocolo da renovação do alvará de Localização e Funcionamento, através do sistema de Protocolo Eletrônico, e selecionar o assunto:
Alvará de Funcionamento - RenovaçãoPara acessar o link do Protocolo eletrônico: [Clique Aqui]
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3 - Quais os documentos necessários para execício de atividade AUTÔNOMO?
O contribuinte deverá realizar o protocolo através do sistema de Protocolo Eletrônico, e selecionar o assunto:
Alvará de Funcionamento - Autônomo
Para acessar o link do Protocolo eletrônico: [Clique Aqui] -
4 - Quais os documentos necessários para PARCELAMENTO de débitos?
1 - Requerimento [downlod do arquivo]
Parcelamento para o Cadastro imobiliário
1.1 – RG e CPF do proprietário do imóvel;
- Quando o requerente for diferente do cadastrado existente no Sistema de Arrecadação.
1.1.1 – Documento que comprove vínculo com o imóvel ou Procuração para fins de parcelamento tributário;
1.1.2 – RG e CPF do requerente.
Item 1.1.1 – obrigatoriamente estar reconhecido em cartório, ou com duas testemunhas, ou até mesmo, apresentar a documentação dos signatários.
Parcelamento para o Cadastro econômico
1.2 – Cartão do CNPJ;
1.2.1 - Cópia RG e CPF do(s) sócio(s) registrados no QSA.
- Quando o requerente for divergente do cadastrado no Sistema de Arrecadação.
1.3 – a) Documento que comprove vínculo com a empresa ou
b)Procuração para fins de parcelamento tributário;
1.3.1 – RG e CPF do requerente.
Item 1.3 a) – obrigatoriamente deverá ser assinado pelo vendedor do imóvel, pelo comprador e por duas testemunhas.
Item 1.3 b) – obrigatoriamente estar reconhecido em cartório, ou com duas testemunhas, ou até mesmo, apresentar a documentação dos signatários. -
5 - Quais os documentos necessários para concessão de terreno no CEMITÉRIO Municipal?
1 - Certidão de Óbito;
2 - Cópia do RG e CPF do falecido;
3 – Cópia do RG e CPF do responsável pela aquisição;
4 - Comprovante de Endereço do responsável pela aquisição;
5 - Nota Fiscal de Serviços emitida pela funerária;
6 - Documento(s) que comprove(m) parentesco;
O contribuinte deverá realizar o protocolo através do sistema de Protocolo Eletrônico, e selecionar o assunto:
Serviços Públicos não Compulsórios Diversos – Cemitério
Para acessar o link do Protocolo eletrônico: [Clique Aqui] -
6 - Quais os documentos necessários para EXCLUSÃO ou INCLUSÃO da Taxa de Coleta de lixo?
1 – Requerimento assinado pelo proprietário do imóvel; [downlod do arquivo]
2 – RG e CPF;
3 – Documento que comprove a propriedade do imóvel (Matrícula, Escritura Pública ou Contrato de Compra e Venda...);
4 – Fatura de água do mês anterior à data do pedido; -
7 - Quais os documentos necessários para REVISÃO da Taxa de Coleta de lixo?
1 – Requerimento assinado; [downlod do arquivo]
2 – RG e CPF;
3 – Documento que comprove vínculo com o imóvel (Matrícula, Escritura Pública, Contrato de Compra e Venda, Contrato de Locação, Termo de Cessão...);
4 – Fatura de água do mês anterior à data do pedido;
5 – Demais documentos necessários para apreciação da solicitação; -
8 - Quais os documentos necessários para SOLICITAÇÃO da Tarifa Social do Lixo?
Requisitos (Lei Complementar nº 088/2001):
- Cadastro Único efetuado pela Secretaria Municipal de Assistência Social;
- Renda familiar “per capta” não superior a ½ (meio) salário mínimo vigente na data da solicitação do benefício;
- Área construída da moradia não superior a 70m² (setenta metros quadrado);
- Ter uma geração de lixo de até 250,00kg/ano na unidade imobiliária.Obs: O benefício deverá ser solicitado anualmente.
1 – Requerimento e Termo de Compromisso assinados; [downlod do arquivo]
2 – RG e CPF de todos os moradores da residência;
3 – Comprovante de renda de todos os moradores da residência;
4 – Folha Resumo do Cadastro Único;
5 – Documento que comprove vínculo com o imóvel (Matrícula, Escritura Pública, Contrato de Compra e Venda, Contrato de Locação, Termo de Cessão...);
6 – Fatura de água do mês anterior à data do pedido; -
9 - Quais os documentos necessários para para ATUALIZAÇÃO de cadastro imobiliário?
1 – Cópia Documento que comprove vínculo com o imóvel ou Procuração;
2 – Documentos do proprietário ou do requerente.
2.1 – Cópia do RG e CPF do requerente; ou
2.2 – Cópia do RG e CPF do proprietário do imóvel;
3 – Comprovante de residência;
4 - Alvará de Construção e/ou Habite-se (quando houver)O contribuinte deverá realizar o protocolo através do sistema de Protocolo Eletrônico, e selecionar o assunto:
Atualização de Cadastro
Para acessar o link do Protocolo eletrônico: [Clique Aqui] -
10 - Quais os documentos necessários para solicitação de valor venal?
1 – Cópia Documento que comprove vínculo com o imóvel ou Procuração;
2 – Documentos do proprietário ou do requerente.
2.1 – Cópia do RG e CPF do requerente; ou
2.2 – Cópia do RG e CPF do proprietário do imóvel;
3 – Comprovante de residência;O contribuinte deverá realizar o protocolo através do sistema de Protocolo Eletrônico, e selecionar o assunto:
Requerimento de Valor Venal
Para acessar o link do Protocolo eletrônico: [Clique Aqui] -
11 - O que é preciso para requerer a avaliação e emissão do ITBI?
1 - Anexar matrícula do imóvel atualizada (máximo 60 dias);
2 - Adquirente Pessoal Física
2.1 - Cópia RG e CPF do(s) adquirente(s);
2.2 – RG e CPF do cônjuge;
2.4 - Comprovante de endereço do(s) adquirente(s);
2.5 - Certidão de Casamento;
3 - Adquirente Pessoa jurídica;
3.1 - Ato Constitutivo ou Contrato Social e alterações havidas;
3.2 - Cópia RG e CPF dos sócios;
3.3 - Comprovante de residência dos sócios;
4 - Cópia RG e CPF do(s) vendedor(es) – quando requerente;
5 – Escritura pública, contrato de financiamento, Contrato de Compra e venda ou documento que comprove a transferência;
6 – Da solicitação de avaliação e emissão da guia para ITBI: Quando a solicitação não for requerida pelo adquirente ou transmitente do imóvel, anexar a procuração, com poderes específico;
O contribuinte deverá realizar o protocolo através do sistema de Protocolo Eletrônico, e selecionar o assunto:
Solicitação de Avaliação de Imóvel para fins de Cálculo de ITBI
Para acessar o link do Protocolo eletrônico: [Clique Aqui]
Base Legal: CLIQUE AQUI -
12 - Quais os documentos necessários para realização de evento?
1 - Requerimento para realização de EVENTO; [downlod do arquivo]
1.2 - Anuência da Secretaria Municipal de Planejamento;[downlod do arquivo]
1.3 - Certificado do Corpo de Bombeiros para evento, constando a capacidade de pessoa;
1.4 - Certificado de Licença da Vigilância Sanitária;[downlod do arquivo]
1.5 - Cópias CPF e RG do responsável pelo evento;
1.6 – Cópia do Contrato Social, CNPJ; Estatuto Social e Ata da atual Diretoria (no caso de empresa);
1.7 - Contrato com prestadora de serviço de ambulância;
1.8 - Contrato com empresa de segurança privada regularmente autorizada pelo Departamento de Polícia Federal, comprovado através de Certidão Vigente emitida pelo referido órgão policial;
1.9 – Prova de Vínculo com o Imóvel;
1.10 – Cópia do ingresso que será colocado à venda, bem como o(s) valor (es) do mesmo;
1.11 - Cópia da Nota Fiscal da gráfica, com a identificação da quantidade de ingressos confeccionados;
1.12 - Anotação de Responsabilidade Técnica – ART – do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CREA –, do profissional responsável pelo projeto estrutural, elétrico e demais projetos necessários, quando for o caso;
1.13 - Caso envolva animais – Deverá apresentar ART de responsabilidade técnica com Carteira do Conselho do Paraná
1.14 - Anexo I e II do requerimento do evento
1.15 - Termo de Compromisso Lei nº 991/2006;[downlod do arquivo] -
13 - Quais os documentos necessários para solicitação de Certidão de Quitação de Pagamento do ITBI PARCELADO?
1 – Requerimento;[downlod do arquivo]
1.1 – Cópia do RG e CPF do requerente;
1.2 – Cópia do protocolo do pedido de avaliação;
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14 - Quais os documentos necessários para pedido de ISENÇÃO do IPTU?
Instrução Normativa 001/2021 - Isenção de IPTU 2022 [downlod da Instrução]
- Contribuinte com idade SUPERIOR a 60 anos;
- Ser proprietário de imóvel com área territorial não superior a 1.000m² (hum mil metros quadrados), contendo edificação de até 100m² (cem metros quadrados);
- Ser o imóvel destinado para sua moradia;
- Ser o único imóvel do contribuinte e de seu cônjuge ou companheiro, quando casado ou em união estável;
- Ter renda familiar inferior a 3 (três) salários mínimos;
- Requerimento de Isenção; [Link de acesso].
- Fotocópia da Cédula de Identidade e do CPF do beneficiário;
- Fotocópia do comprovante de residência do beneficiário;
- Fotocópia da matrícula do imóvel;
- Prova de propriedade, caso o imóvel não esteja matriculado em nome do beneficiário, que poderá ser feita mediante a entrega de:
a) Fotocópia da escritura pública de compra e venda;
b) Fotocópia do contrato de compra e venda com firma reconhecida.
- Fotocópia da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física, de todos os integrantes do grupo familiar e, no caso de isentos, apresentar a declaração de nada consta, fornecida pela Receita Federal do Brasil;
- Fotocópia da declaração de que possui um único imóvel no território nacional ou no estrangeiro, sob as penas da Lei;
- Imóvel cedido;
- Fotocópia do comprovante de renda de todos os integrantes do grupo familiar, considerando todos os indivíduos que contribuem para a renda e/ou tenham suas despesas atendidas pela família;
- Fotocópia da certidão de casamento ou nascimento, considerando todos os indivíduos que residem no imóvel;- Contribuinte com deficiência;
- Ser proprietário de imóvel com área territorial não superior a 1.000m² (hum mil metros quadrados), contendo edificação de até 100m² (cem metros quadrados);
- Ser o imóvel destinado para sua moradia;
- Ser o único imóvel do contribuinte e de seu cônjuge ou companheiro, quando casado ou em união estável;
- Ter renda familiar inferior a 3 (três) salários mínimos;
- Considera-se contribuinte portador de deficiência aquele que se enquadra nas categorias previstas no artigo 4º do Decreto Federal nº 3.298/99 e que esteja impossibilitado para o trabalho, devidamente comprovado por laudo médico expedido com data não superior a 2 (dois) anos, contados da data do requerimento de isenção, ou que possua cônjuge, companheiro ou descendentes portador de deficiência nestas condições.
- Requerimento de Isenção; [Link de acesso].
- Fotocópia da Cédula de Identidade e do CPF do proprietário;
- Fotocópia do comprovante de residência do proprietário;
- Fotocópia da matrícula do imóvel;
- Prova de propriedade, caso o imóvel não esteja matriculado em nome do beneficiário, que poderá ser feita mediante a entrega de:
a) Fotocópia da escritura pública de compra e venda;
b) Fotocópia do contrato de compra e venda com firma reconhecida.
- Fotocópia da declaração de que possui um único imóvel no território nacional ou no estrangeiro, sob as penas da Lei;
- Imóvel cedido;
Da pessoa com deficiência:
- Fotocópia da Cédula de Identidade e do CPF;
- Laudo pericial médico expedido com data não superior a 2 (dois) anos, contados da data do requerimento;
- Declaração firmada pelo proprietário do imóvel e pela pessoa com deficiência ou seu representante legal, de que este reside no imóvel;
- Para o cônjuge ou companheiro com deficiência, fotocópia da certidão de casamento ou de união estável.
- Para descendente com deficiência, fotocópia da certidão de nascimento ou documento de adoção.
- Fotocópia da certidão de casamento ou de união estável, e/ou certidão de nascimento.
Do grupo familiar:
- Fotocópia da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física, de todos os integrantes do grupo familiar e, no caso de isentos, apresentar a declaração de nada consta, fornecida pela Receita Federal do Brasil;
- Fotocópia do comprovante de renda de todos os integrantes do grupo familiar, considerando todos os indivíduos que contribuem para a renda e/ou tenham suas despesas atendidas pela família;- Contribuinte com área superior a 10.000,00 m²;
- Área com fins comerciais, localizados ao sul da BR 277, ao norte da PR 874 e a oeste da Rua Líbero Pazzini, ou no perímetro urbano abrangido pela Lei Municipal nº 1744/2018;
- Requerimento de Isenção; [Link de acesso].
- Fotocópia da Cédula de Identidade e do CPF do proprietário;
- Fotocópia do comprovante de endereço do proprietário;
- Fotocópia da matrícula do imóvel atualizada
- Cadastro de Produtor Rural (CAD/PRO)
- Certidão expedida pela Secretária Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, atestando que a propriedade possui características agropecuárias com finalidades comerciais. -
15 - Quais os documentos necessários para revisão do Lançamento IPTU - 2020?
1 - Requerimento (Download);
2 - Cópia do Registro Geral – RG e Cadastro de Pessoa Física – CPF.
3 - Cópia de comprovante de residência.
4 - Carnê IPTU exercício 2020;
5 - Matrícula do imóvel, atualizada com até 180 (cento e oitenta) dias de emissão;
6 - Documento legal que comprove o erro de lançamento.
O contribuinte deverá realizar o protocolo através do sistema de Protocolo Eletrônico, e selecionar o assunto:
Revisão de IPTU
Para acessar o link do Protocolo eletrônico: [Clique Aqui] -
16 - Para demais informações e requisições
Pessoa Física
1.2 - Cópia do RG e CPF;
1.3 - Documentos necessários para apreciação da solicitação.
Pessoa Jurídica
2.1 - CNPJ se pessoa jurídica;
2.2 - Cópia RG e CPF dos sócios;
2.3 - Documentos necessários para apreciação da solicitação.
O contribuinte deverá realizar o protocolo através do sistema de Protocolo Eletrônico, e selecionar o assunto:
Requerimento
Para acessar o link do Protocolo eletrônico: [Clique Aqui]
* Observação: Este requerimento só deverá ser utilizado, caso não haja assunto especificado nas perguntas acima.
(Pagina Atualizada em 26/08/2021 às 10:58)