15 de Outubro de 2025
Destaque nacional para a educação inclusiva de Santa Terezinha de Itaipu: professoras da rede municipal conquistaram o 1º e o 2º lugar no concurso promovido pela Fundação Dorina Nowill para cegos, em parceria com o projeto LEGO Braille Bricks. A premiação ocorreu em São Paulo, com a presença de representantes da UNESCO, da Faber-Castell e da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
No total, foram inscritos 13.747 projetos de todo o país. O 1º lugar foi conquistado pelas professoras Vilma Gonçales e Pamella Chiossi. Já o 2º lugar ficou com as professoras Brenna Orrico, Márcia Benini e Maria Lucir de Oliveira. Os trabalhos foram desenvolvidos nas salas de aula da Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo, com turmas do 2ºA, 2ºB e 3ºA. Os estudos focaram em abordagem voltada à inclusão de estudantes cegos e com baixa visão, promovendo acessibilidade e equidade no ambiente escolar.
Para a secretária de Educação Neide Mariot Corrente, o resultado reafirma o compromisso dos profissionais da educação municipal com a qualidade do ensino e a construção de ambientes escolares mais inclusivos e acolhedores. “As práticas desenvolvidas pelas educadoras evidenciam o cuidado, a dedicação e a inovação no processo de ensino-aprendizagem, beneficiando todos os estudantes”, comemorou a secretária.