26 de Junho de 2026
A Prefeitura de Santa Terezinha de Itaipu lançou um novo programa de castração gratuita de cães e gatos, voltado a tutores de baixa renda, voluntários da causa animal e responsáveis por cães comunitários. Desenvolvida por meio da Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente, a iniciativa tem como objetivo promover o controle populacional dos animais, ampliar o acesso aos serviços veterinários e fortalecer as ações de saúde pública e bem-estar animal no município.
Para participar do programa, os voluntários devem realizar cadastro junto à secretaria, apresentando comprovante de residência, documento pessoal e a folha resumo do Cadastro Único, que pode ser obtida no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Após a inscrição, a secretaria faz o encaminhamento dos animais às clínicas veterinárias credenciadas.
Antes da castração, os animais passam por uma triagem veterinária para avaliação das condições de saúde. Após o procedimento, recebem roupas cirúrgicas, medicação para o pós-operatório e são microchipados, permitindo a identificação do tutor e o monitoramento dos animais. O programa também contempla cães comunitários, que podem ser cadastrados para castração, além de oferecer testes de leishmaniose para animais pertencentes a tutores de baixa renda.
Benefício para a saúde pública do município
Segundo dados do último censo, Santa Terezinha de Itaipu possui mais de oito mil animais. Atualmente, 19 voluntários da causa animal recebem apoio da Administração Municipal. Atualmente 406 animais são beneficiados pelo programa de banco de ração, vermifugação e vacinação antirrábica, contribuindo para que permaneçam sob cuidados e fora das ruas.
Para o prefeito Antonio Luiz Bendo (Bim), além de reduzir a procriação descontrolada, a iniciativa busca diminuir o abandono de animais e prevenir doenças, beneficiando toda a comunidade. Para o gestor, o investimento representa um avanço tanto na proteção animal quanto na saúde pública.
A veterinária da Secretaria Agropecuária e Meio Ambiente Mariany Piazza, explica que Santa Terezinha de Itaipu continuará recebendo ações do CastraPet - programa promovido pelo Governo do Paraná em etapas específicas -, porém, “a iniciativa implantada pelo município vai garantir o atendimento contínuo aos beneficiários cadastrados, permitindo que os encaminhamentos para os procedimentos sejam realizados conforme a demanda e a disponibilidade das clínicas veterinárias credenciadas”, disse.